terça-feira, 28 de abril de 2015

Escrever em primeira ou terceira pessoa? Eis a questão!

por Maria José



 Escrever em primeira ou terceira pessoa? Eis a questão! Essa dúvida passa pela cabeça de muitos escritores. Entre os leitores, a resposta foge da unanimidade.

 A escrita em primeira pessoa pode aproximar o leitor do personagem ao expor com mais propriedade os seus sentimentos e ideias, mas permite apenas a certeza quanto ao ponto de vista daquele (ou daqueles) personagem que está narrando.

 Já a narração em terceira pessoa amplia as possibilidades de trabalhar o enredo e os personagens, mas pode deixar o leitor um pouco mais afastado dos personagens.

 Para falar mais sobre o assunto, conversamos com alguns participantes do grupo do selo Antologias Brasileiras. Confiram o que eles dizem:

 "Terceira pessoa é a melhor opção, pois foge da visão unilateral de um personagem e permite a historia se desenvolver a partir de outros." Danilo Mattos

 "Eu costumo escrever tanto em uma quanto na outra, porém gosto mais do ritmo da narrativa em primeira pessoa. Gosto da possibilidade de trabalhar com a imaginação do leitor, brincando com as três pessoas do diálogo, pois a narrativa em primeira pessoa dá margem a várias interpretações. "Rosangela S. Morais (Antologia Vida & Verso)

 "Terceira pessoa é melhor, acredito que o escritor tem uma liberdade maior maior pra desenvolver a sua narrativa e seus personagens." Makenzo Kobayashi

 "Ver tudo e saber de todos os detalhes de uma trama sem dúvida é um grande trunfo de quem escreve em terceira pessoa. Parece mais fácil, mas é preciso dosar essa onisciência para não estragar tudo. Nas três antologias que participei (Sombras e Desejos, Contos de um Natal sem Luz e Eu me Ofereço: um tributo a Stephen King) usei esse artifício. Mas o desafio de escrever em primeira pessoa é fascinante, ter apenas aquele ponto de vista, assim como é na nossa vida, é um exercício e tanto de imaginação." Alexandre Braoios 


 E vocês, o que acham? Gostam mais de ler textos escritos usando a primeira ou a terceira pessoa?

Um comentário: