quinta-feira, 26 de março de 2015

Essa tal Poesia

por Maria José


O surgimento da poesia se confunde e se mistura ao surgimento da própria palavra escrita. Mesmo bem antes da escrita como conhecemos atualmente, a poesia já estava presente nas antigas cantigas, entoadas no intuito de transmitir história e cultura.
Talvez alguns se perguntem: “Afinal, o que é essa tal de poesia?”
Poesia, meu caros, é brincar com as palavras, é dar-lhes sentidos novos, é fazer não só os olhos, mas também a cabeça e o coração funcionarem, sentindo e absorvendo o que aquelas palavras querem dizer.

Pode ser um verso, uma estrofe, um soneto... com ou sem rima. Pode ser uma única frase em uma linha ou páginas e mais páginas de sentimento e ideias  gravadas no papel, no computador, num muro... Nos dias de hoje, a poesia cabe em qualquer lugar. Não é à toa que rima com tecnologia.
E para quê poesia? Ora, para se expressar!
E atire a primeira pedra quem nunca sentiu a necessidade de se expressar. De dizer ao mundo o que se passa dentro de uma cabeça agitadamente ou calmamente pensante, de querer colocar no papel o que faz o coração acelerar, o que traz lágrimas aos olhos.
E como é bom encontrar nas palavras de um poeta, suposto “fingidor” , como disse Fernando Pessoa, algum conforto para as nossas próprias inquietações e aflições! Se identificar com as palavras de alguém que talvez nem conheçamos, que pode ter passado por este planeta há bem mais de um século. É mágico!
Poesia é vida! Desperte o poeta que há em você!
27 de janeiro de 2015

Maria José
Blogueira
http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário